terça-feira, 12 de março de 2013

O ANO NOVO BÍBLICO E O APARECIMENTO DA CEVADA


Shalom queridos amigos e visitantes!
Temos "Boas Novas"!
A colheita de Aviv foi avistada em Y'srael! Baruch HaShem!

< No chodesh da noite de 13 para 14 de março de 2013 
é "Rosh Chodesh de HaAviv”, o primeiro dos meses do Ano! > 

"O ANO NOVO BÍBLICO E O APARECIMENTO A CEVADA"

Por quê o primeiro mês hebraico é chamado de Aviv?

Porque esse mês coincide com o início da primavera na Terra de Y'srael.

Mas, o que significa Aviv ou Nissan?

A palavra “Aviv” significa “Primavera” e vem de uma raiz pouco usada que faz referência a "alguma coisa doce". Nas Escrituras encontramos esta palavra traduzida como "cevada", "espigas verdes" e na maioria das vezes mês de "Aviv” ou "Primavera", porque neste period (março e abril) as plantas começam a brotar e a terra produz nova vida.

Outro nome para Aviv é "Nisan", dado quando os israelitas estavam no exílio babilônico (719-333 a.E.C). O nome “Nisan” vem da palavra "Nitzan" que significa "flor ou Florescência".

Qual é a importância deste mês para nós?

Esse é o mês em que HaShem tirou o Seu povo do Egito e, portanto, o mês que todo o povo de Yisrael celebra Pessach (a Páscoa judaica) e Chag HaMatsot (a Festa dos Pães Ázimos).


Pois o Senhor ordenou que este mês seria o primeiro mês do ano:

<No Egito, o Senhor falou a Moshe e Aharon, dizendo: "Este mês será para vós o mais importante, pois será o primeiro mês do ano."
(Shemot/Êxodo 12:1-2)>

"Guardem o mês de Aviv para celebrar o Pessach ao Eterno, teu Elohim, porque foi em uma noite de Aviv, que o Senhor teu Elohim te tirou do Egito". (Devarim/Deuteronômio 16:01)

Este mês é ainda conhecido como “Rosh Chodashim (Princípio dos meses) ou HaChodesh HaRishon (o Primeiro mês) ou ainda Ha’Aviv Chodesh (mês da Primavera)”.

Infelizmente não se tem prestado muita atenção a essa ordenança.

Nossoa antepassados diziam que “Nissan’é um mês de milagres e milagres exigem que o ser humano aprenda a esperar … e, parafraseando nosso chaver Bentsion deixando de lado as suas ansiedades, e aprendendo a ver os sinais do Eterno!”

Chodeshim Tovim!

2 comentários:

  1. Shalom Chodeshim Tovim!! que este ano o Eterno nos guie mais e mais, e que saibamos discernir o que é correto perante o ensinamentos da Torah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todah rabah!
      Que assim seja, chaver!
      Chodeshim Tovim!

      Excluir