sábado, 30 de março de 2013

NOSSO FILHO, NOSSA ÁRVORE!


Shalom, Queridos pais e demais familiares!

Em breve estaremos iniciando um novo BLOG destinado totalmente aos Yeladim (Crianças) – o "TORAH KIDS”.

Entretanto, antes de iniciarmos as nossas postagens, gostaríamos de compartilhar com vocês um texto que nos remete à base sob a qual, todo pai/mãe israelita deve firmar a educação de seus filhos.

Mesmo que o texto pareça um pouco longo, vale a pena ler até o final!

NOSSO FILHO, NOSSA ÁRVORE!

<Muito já foi escrito sobre “qual a melhor forma de se educar uma criança”.
Todavia, que melhor fonte para procurar orientação nesse assunto que a Torah? Cuja própria definição e propósito é "instrução". Sua pedagogia é incomparável e, se buscarmos apoio em Sua sabedoria, certamente, não precisaremos ter medo de errar.
A Torah compara o homem a "uma árvore no campo" (Devarim 20:19). 
Educar um filho é semelhante a cultivar uma árvore. Em ambos os casos, o objetivo é fornecer-lhe aquilo que precisam para incentivar o potencial que possuem.
Quando se para para pensar, uma criança precisa das mesmas coisas que a árvore precisa para crescer: Terra, Água, Sol e Ar.
Cada um desses elementos representa um componente básico para proporcionar à criança aquilo que ela precisa para crescer e desenvolver-se adequadamente.
Terra:
A terra fornece os nutrientes à árvore - aplicada à educação de um filho, isso representa tanto os valores que desejamos que ele absorva, quanto a ligação que desejamos que ele sinta. Um filho não é um cogumelo; ele tem raízes profundas que o conectam a um solo que precisa ser rico em nutrição. Quanto mais forte a conexão com essa fonte, mais forte ele será quando crescer.
A terra também representa estabilidade, imobilidade. Um filho deve sentir-se seguro sabendo que há valores e regras que são invioláveis. Ele não está recebendo valores descartáveis (da moda); valores que "hoje estão aqui, mas, amanhã estarão ultrapassados".
Em um de seus artigos sobre educação, Rabi Yaakov Lieder cita um fazendeiro que descreve o comportamento do gado, cada vez que o levava a novas pastagens. Primeiro os animais conferiam a cerca para assegurar que não havia brechas. Então começavam a pastar.
Ele explicou, assim, esse fenômeno: quando eles viam que os limites que os fechavam eram invioláveis, podiam pastar confortavelmente. Não se distraíam com a possibilidade de escapar (ou servirem de presa).
A aplicação desse conceito à educação é muito poderosa. Para que nossos filhos sejam felizes e bem-sucedidos eles devem sentir-se seguros e confiar nas regras e limites estabelecidos pelos pais. Há muitas decisões sobre o bem-estar e futuro de uma criança com os quais ela não deveria ter de se preocupar, certamente não nessa etapa da vida.
Água:
A água é crucial para o crescimento de uma planta. Entre outras coisas, ajuda a dissolver os nutrientes para que sejam absorvidos pela planta. A água também assegura que as raízes não sequem para que continuem a se desenvolver bem. O solo mais rico em nutrientes se torna inútil se a planta carece da capacidade de absorvê-los.
Nas obras do Chassidismo, a água representa a humildade. A humildade é uma qualidade indispensável quando se trata de estar aberto a absorver novas informações. Nossos filhos devem ter humildade para aprender; se eles acharem que já sabem tudo, nunca aprenderão. Da mesma forma, nós como professores e pais devemos ter humildade para ensinar.
Ao ensinar nossos filhos, devemos aceitar humildemente "abaixar" até o nível deles. Devemos traduzir aquilo que queremos dizer numa linguagem que eles possam entender bem e absorver. Esse é um dos motivos pelos quais a sabedoria é comparada à água. A Água, como a sabedoria, fica mais confortável num recipiente mais baixo (i.e., mais humilde).
Conta-se a história de um chassid que foi consultar Rabi Shneur Zalman de Liadi sobre problemas que tinha com a educação de seus filhos.
Ao chegar à porta da casa de Rabi Shneur Zalman, ele viu pela janela que o Rabi estava brincando com o neto; rastejando no chão com o neto nas costas, como se o menino estivesse cavalgando um pônei.
O chassid foi embora e voltou um pouco mais tarde para falar com Rabi. Depois que o chassid descreveu seu problema, Rabi Shneur Zalman disse: "É uma pena você não ter vindo um pouco antes, quando eu estava brincando com meu neto. Você teria visto como é necessário abaixar-se ao nível de outra pessoa para conseguir se comunicar com sucesso…"
A água também representa transparência e pureza. Quando alguém deseja produzir maçãs, por exemplo, precisa irrigar a semente de maçã com água; não é possível produzir maçãs irrigando-se sementes de laranja com suco de maçã. A água pura faz surgir o potencial específico de cada semente.
Para fazer aflorar o potencial particular de cada filho, ele deve receber água pura, as verdades inalteráveis da Torah. Ele então crescerá e desenvolverá sua maneira particular e dará sua contribuição especial ao povo judeu (israelita).
Sol:
Uma árvore precisa da luz e do calor irradiados pelo sol.
(Luz) - Não devemos, simplesmente, dizer a nossos filhos o que fazer; devemos mostrar a eles a beleza e a riqueza daquilo que é certo, fazendo. Encontramos a expressão lehazhir gedolim al haktanim (citada em Rashi sobre Vayicrá 21:1), que significa que “a Torah adverte os adultos de que eles são responsáveis pelo comportamento dos seus filhos”. ( ) a expressão lehazhir - literalmente, "advertir" ou "instruir" – também pode ser traduzida como "fazer brilhar". Os pais não devem apenas instruir seus filhos sobre o que fazer; devem iluminar o mundo dos filhos. Devem transmitir uma vida reluzente.
Nas palavras do Livro dos Provérbios (Mishlêi) Torah ohr, "a Torah é luz". O ensinamento da Torah ilumina, mostra o que é certo e errado, não apenas o impõe.
(Calor) - Devemos prover nossos filhos com amor incondicional. Nosso amor por eles deve ser tão previsível como o nascer do sol. Eles jamais devem sentir que nosso amor por eles é baseado em alguma condição. Eles devem saber que mesmo quando ficamos irados, ainda os amamos. Este amor incondicional instila neles autoestima e segurança, que lhes permite enfrentar os desafios da vida com confiança.
Ar:
O "Ar" sugere duas coisas: espaço e atmosfera.
(Espaço) - Assim como uma árvore precisa de espaço para crescer, também uma criança precisa da própria identidade e do "espaço" dentro do qual se desenvolve. Precisa passar tempo, algum tempo pessoal, com os pais. Talvez possua talentos ou passatempos só seus que precisam ser desenvolvidos. A privacidade da criança deve ser respeitada e protegida. Isso inclui não divulgar algo que foi contado em confiança a você por ela. ( ) não permita que ninguém entre no "espaço" dela sem permissão.
(Atmosfera) - É muito importante ter consciência do ambiente que cerca o seu filho e da "qualidade do ar" que ele respira, tanto no lar como fora dele. O que nosso filho vê em casa? Ele presencia respeito mútuo e amor entre os pais? Ele os vê felizes e seguros consigo mesmos e com aquilo que estão fazendo? O que ele vê os pais fazendo? O que os ouve dizer? Quem são seus amigos? Sobre o que conversam em casa? Quais são as suas atitudes?
A atmosfera é determinada não tanto pelo que é dito, mas pelo que é feito.
Lembro-me de ter conversado com um casal que explicou que não podiam ir à sinagoga nas noites de sexta-feira porque "tinham um jogo ( ) com amigos". Pouco depois eles reclamaram que o filho estava fazendo algo que tinham dito a ele para não fazer. "Dissemos a ele muitas vezes que este comportamento seria inaceitável para nós. Como ele pode simplesmente virar as costas para a educação que lhe demos?" perguntaram eles!
"Ele não os está ignorando", foi a minha resposta. "Vocês foram muito bem-sucedidos na educação dele. Vocês o ensinaram que a pessoa faz o que deseja, e não necessariamente o que deve… O fato daquilo que ele quer diferir do que vocês querem é apenas um detalhe. A principal lição foi aprendida por ele."
Aquilo que seu filho "respira" na atmosfera onde cresce é mais importante que aquilo que escuta.
O mais importante de tudo é lembrar que ser pai/jardineiro é um trabalho em tempo integral. Devemos ser consistentes e persistir nos cuidados com nosso jardim; estar constantemente vigiando os problemas que possam aparecer e "exterminá-los no início", antes que saiam do controle.
Lembre-se: As árvores nunca reclamam. Da mesma forma, as crianças muitas vezes não expressam adequadamente aquilo que precisam e quando precisam. Com frequência, sofrem em silêncio. É nosso trabalho cuidar da preciosa semente que foi colocada aos nossos cuidados.>
(texto de Eliezer Shemtov)

extraído de: http://www.pt.chabad.org/

4 comentários:

  1. Precioso este estudo, sem dúvida colocá-lo em prática em nosso dia-a-dia fará toda a diferença na vida de nossos filhos, obrigada Yael, e gostei muito da idéia do blog torah kids, será uma grande benção para nossos pequeninos, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom, Divorah
      A Torah é Perfeita! Manual de Vida dada pelo Criador a Seu povo ... só precisamos, realmente, po-la em prática (que acredito ser o nosso desafio maior) rs ... Shavuá Tóv!

      Excluir
  2. Ótimo estudo, será de grande ajuda pois trouxe esclarecimento. Vc tem toda razão Ya'el, a Torah é perfeita e contem tudo o que precisamos, o grande desafio é coloca-la em prática. Espero chegar lá...rs
    Bjos....Shavuá Tóv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom, Dani ... bom vê-la por aqui!
      Estou certa de que HaShem a estará fortalecendo a cada passo, portanto, não tenho dúvidas de que vai "tirar de letra" cada obstáculo que se levantar no caminho!
      Shavuah Tóv! Bjinho para o Vitor ...

      Excluir