terça-feira, 26 de março de 2013

ESPECIAL "PESSACH" (1) - JANTAR/" ARUCHAT EVER" (DUAS RECEITAS)


Shalom, chaverim v'chaverot!
Para aqueles que não poderão se reunir para o jantar de Pessach em alguma Sinagoga ou Kehilot, mas, deseja fazê-lo em família ou grupo, abaixo, duas sugestões muito especiais, testadas e aprovadas.
Bete'avon 
Chag  Pessach Sameach!

(1)  BACALHAU AO FORNO
Ingredientes:
1 kg de bacalhau desfiado
1/2 kg de batata inglesa
1/2 pimentão verde sem sementes, em fatias
1/2 pimentão amarelo sem sementes, em fatias
1/2 pimentão vermelho sem sementes, em fatias
1 copo (300ml) de azeite de oliva
200 g de azeitonas pretas (sem caroços) - reserve algumas para decorar
2 cebolas 
cortados em rodelas
6 tomates cortados em rodelas
2 dentes de alho (grandes) cortados em lâminas fininhas
Sal (para corrigir – se necessário) e pimenta do reino a gosto
3 ovos cozidos e cortados ao meio
Salsinha e cebolinha para decorar
Modo de fazer:
Deixe o bacalhau de molho em água de um dia para outro (ou ferva com 1 xícara de sal – funciona mesmo!). Troque a água pelo menos três vezes. Descasque e corte as batatas em rodelas médias. Forre uma fôrma refratária com azeite e faça camadas com a batata, o bacalhau, o pimentão, a cebola, o tomate, o parmesão ralado e azeitonas pretas. Regue com o azeite e cubra com papel alumínio. Coloque no forno preaquecido (240 graus) por aproximadamente 45 minutos. Retire o alumínio e deixe por mais 15 minutos. Retire do forno e decore com os ovos, a salsinha e cebolinha picadinhos, azeitonas, e regue com azeite. Coloque no  forno por mais 5 minutos e pronto!
Acompanhamento:  Arroz branco
Rendimento:  6 a 8 pessoas
(2)   M’JADRA
Ingredientes:

5 cebolas médias em fatia finas
4 dentes de alho
2 colheres (sopa) azeite
2 xicaras de arroz
1 xícara de lentilha
sal a gosto
1 pitada e pimenta branca,
1 pitada de canela em pó
2 folhas de louro
250g carne seca dessalgada
3 xícaras de água fervente

Modo de preparo:

Dessalgue a carne seca. (O processo pode ser semelhante ao do Bacalhau). Refogue a cebola no azeite e óleo em fogo médio por 40 minutos aproximadamente (ou até ficar dourada). Mexa de vez em quando para evitar de queimar as cebolas. Enquanto isso, cozinhe 1 medida de lentilha em água temperada com sal a gosto. Quando a lentilha estiver macia, porem firme, desligue o fogo, escorra e reserve. (Para cada medida de lentilha, use 2 medidas de arroz (lavado e escorrido). Frite em óleo bem quente 4 dentes de alho e 1 cebola média bem picadinhos. Acrescente o arroz e continue fritando, mexendo para não queimar. Numa panela à parte esquente a água para cozinhar o arroz (1.1/2 medida de água para cada medida de arroz). Quando arroz estiver bem refogado, junte a água quente, 1 pitada de pimenta síria ou branca, 1 pitada de canela da china em pó, 2 folhas de louro, cebolinha picada, algumas folhas de hortelã e a lentilha escorrida. Misture tudo, acerte o sal e deixe cozinhar com a panela tampada, até secar. Tire do fogo, coloque numa travessa e crescente a carne desfiada ou em cubos. Numa frigideira frite bastante cebola em tiras até ficar bem morenas e cubra a M’jadra com a cebola frita. 

Opção: (Misturar ao arroz e à lentilha, carne seca previamente dessalgada, cozida e desfiada ou peito de frango, e colocar as cebolas fritas por cima).

Acompanhamento:  Salada de Alface Americana, Pepino, Cebola e Hortelã (ou qualquer outra de sua preferência), com Molho de Yogurte.


MOLHO DE YOGURTE PARA SALADA

Ingredientes:
2 limões médios
2 dentes de alho
2 copos de yogurte natural ou coalhada (eu prefiro coalhada)
azeite
sal
hortelã (opcional)

Modo de preparo: 
Prepare primeiro o molho e depois adicione à salada. Corte o alho em lâminas finas. Num recipiente, junte ao iogurte, o azeite e os limões espremidos e mexa bem até ficar homogêneo. Se desejar, acrescente algumas folhas de hortelã picadas e adicione o molho à salada.
Betê'avon!


Nenhum comentário:

Postar um comentário